16 de março de 2011

SESSÃO SOBRE LIDERANÇA ABRE A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES EM COIMBRA



Decorreu na passada 2ª feira a primeira sessão do programa de formação para dirigentes desportivos que a Associação de Basquetebol de Coimbra está a levar a efeito.
Com a presença de dirigentes da Académica, Olivais, Associação de Basquetebol e elementos da Associação Columbófila de Cantanhede, a sessão foi orientada pela Drª Margarida Lima da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.
A sessão foi interactiva e experiencial, procurando aproximar os participantes e criar em cada um a necessidade de desenvolver capacidades de comunicação fundamentais para uma boa liderança.
Alguns conceitos foram abordados e merecem o nosso destaque:
- Liderar é desenvolver equipas que cooperam para atingir objectivos comuns
- A boa comunicação é fundamental para a liderança de equipas, por isso é necessário desenvolver uma linguagem comum, que seja entendida por todos, desenvolver a capacidade de escuta, promover a utilização do feedback nos dois sentidos – dar e pedir feedback.
- Actualmente a liderança tende a ser participativa, algo que se adapta à realidade do dirigismo desportivo, contudo é fundamental que todos os membros da equipa directiva, e mesmo da organização, conheçam e façam cumprir os objectivos, valores e regras escolhidos pela organização (clube ou associação).
- Liderar é também promover um ambiente de cooperação onde todos os elementos da organização estão alinhados com os objectivos.
- O líder e os elementos da equipa trabalham melhor quando são capazes de analisar as questões sob diferentes pontos de vista.

Decorreu em ambiente de partilha esta primeira sessão, sendo um bom prenúncio para a continuação do programa.
A próxima sessão decorre no dia 4 de Abril, com o convidado Vitor Pereira, Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga PF, Professor convidado do ISG-Instituto Superior de Gestão e Consultor de Recursos Humanos.
Tema: Comunicação externa e interna; Imagem Pessoal e Imagem Contextual

3 de março de 2011

SELECÇÃO DISTRITAL DE SUB-14 FEMININOS

Vai realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de Março de 2011, a 4ª Acção da Selecção Distrital de Sub-14 Femininos, no seguinte local e horários:


- 5 de Março de 2011 - Das 16h30 ás 18h00
- 6 de Março de 2011 - Das 11h30 às 13h00 e das 16h30 ás 18h30
- 7 de Março de 2011 - Das 11h30 ás 13h00 e das 16h00 às 17h30

O local dos treinos é no Pavilhão Municipal da Lousã. Esta Acção é em Regima de Internato.

Para esta Acção foram seleccionadas as seguintes atletas:
Inês Bem-Haja
Mariana Pereira
Francisca Marques
do Olivais Futebol Clube
Beatriz Fernandes
Maria Gonçalves
Ana Antunes
Teresa Salazar
Francisca Ferreira
Bárbara Cunha
da Associação Académica de Coimbra
Rute Mendes
Bruna Correia
Francisca Meneses
Bruna Costa
da A S S Sociedade Columbófila Cantanhedense
Luísa Carvalho
Ana Rodrigues
do Sporting Clube Figueirense
Margarida Fernandes
do Clube Infante Montemor

SELECÇÃO DISTRITAL DE SUB-14 MASCULINOS

Vai realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de Março de 2011, a 4ª Acção da Selecção Distrital de Sub-14 Masculinos, no seguinte local e horários:


- 5 de Março de 2011 - Das 15h00 ás 16h30
- 6 de Março de 2011 - Das 10h00 às 11h30 e da 14h30 ás 16h30
- 7 de Março de 2011 - Das 10h00 ás 11h30 e das 14h30 às 16h00

O local dos treinos é no Pavilhão Municipal da Lousã. Esta Acção é em regime de internato.

Para esta Acção foram seleccionados os seguintes atletas:

Rui Saraiva
Miguel Brito
Ruben Diniz
do Olivais Futebol Clube

Gustavo Rodrigues
Pedro Mendes
João bento
da Associação Académica de Coimbra

André Silva
do CAD - Associação Coimbra Basquete

André Silva
Diogo Araújo
Alberto Teixeira
Tiago Antunes
Alexandre Gonçalves
do Ginásio Clube Figueirense

André Cavaco
do Sampaense Basket

João Cunha
do Clube Infante Montemor

SELECÇÃO DISTRITAL DE SUB-16 FEMININOS

Vai realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de Março de 2011, a 4ª Acção da Selecção Distrital de Sub-16 Femininos, no seguinte local e horários:


- 5 de Março de 2011 - Das 11h00 ás 12h30 e das 16h00 às 17h30
- 6 de Março de 2011 - Das 11h00 às 13h00
- 7 de Março de 2011 - Das 11h00 ás 12h30 e das 16h00 às 17h30

O local dos treinos é no Pavilhão da Escola Alice Gouveia, em Coimbra

Para esta Acção foram seleccionadas as seguintes atletas:

Andreia Rebelo
Rita Lucena
Eduarda Sousa
Rita Domingos
Ana Amaral
do Olivais Futebol Clube

Antónia Santos
Josephine Filipe
Ana Sarmento
Ana Amaro
da Associação Académica de Coimbra

Luísa Frutuoso
Mariana Barreira
Sara Luzio
do CAD - Associação Coimbra Basquete

Daniela Guardado
do Clube Infante Montemor

Joana Marques
do Sporting Clube Figueirense

SELECÇÃO DISTRITAL DE SUB-16 MASCULINOS

Vai realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de Março de 2011, a 4ª Acção da Selecção Distrital de Sub-16 Masculinos, no seguinte local e horários:


- 5 de Março de 2011 - Das 9h30 ás 11h00 e das 14h30 às 16h00
- 6 de Março de 2011 - Das 9h30 às 11h00
- 7 de Março de 2011 - Das 9h30 ás 11h00 e das 14h30 às 16h00
O local dos treinos é no Pavilhão da Escola Alice Gouveia, em Coimbra
Para esta Acção foram seleccionados os seguintes atletas:

João Ganhoto
Miguel Hipólito
do Olivais Futebol Clube

David Martins
João Folgado
Gonçalo Mendes
Gonçalo Ferreira
da Associação Académica de Coimbra

Brás Escobar
do CAD - Associação Coimbra Basquete

Filipe Frazão
Samuel Vida
do Basquetebol Clube Cantanhede

Pedro Marques
Miguel Lemos
Duarte Cardoso
Fernando Rolo
Gonçalo Migueis
Nuno Bonfim
Alexandre Tiago
do Ginásio Clube Figueirense

João Silva
Sampaense Basket