10 de dezembro de 2008




CLINIC BASQUETEBOL - MONCHO LOPEZ

Moncho Lopez e Rui Alves, Seleccionador Nacional e Adjunto, estiveram em Coimbra a convite da Associação de Basquetebol e com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito de um Clinic com dois temas bem diversos: “O trabalho de preparação para o Europeu da Selecção Sénior Masculina” e “Conteúdos fundamentais no treino de atletas de formação”.
Convidados todos os Seleccionadores Distritais do país, poucos foram os que vieram de outros distritos, excepção às Associações de Leiria e Vila Real, contudo os treinadores de Coimbra (Olivais, P Telecom e AAC) marcaram presença, e desde S. Paio de Gramaços (Sampaense), Lousã (Lousanense) e Cantanhede (Basquete Clube C), até à Figueira da Foz (Sporting Figueirense, Naval e Ginásio), vários foram os que não quiseram perder esta oportunidade.

Infelizmente nem todos se mobilizaram para esta acção, e tendo em conta os temas e os formadores, apetece perguntar: Será que já nada vale a pena? Para alguns assim parece…Contudo, sentiu-se a presença dos treinadores mais experientes e conceituados do Distrito, e esse é sempre um bom incentivo para quem organiza!

Depois de um verão quente no apuramento da Selecção Nacional, com Coimbra na rota dos bons resultados, parecia ter muito sentido o primeiro momento deste clinic,
Determinação nas soluções, muito trabalho de equipa, avaliação da prestação individual e colectiva, estudo dos adversários e da própria equipa, partilha da decisão e um forte investimento nos aspectos da motivação foram as chaves para os resultados alcançados pela Selecção Nacional no passado verão, mau grado a sucessão de lesões que grandes dificuldades trouxe ao novo Seleccionador Nacional.
”Scouting” foi a palavra chave numa noite em que ficou clara a sua importância e a necessidade de continuamente procurar melhorar o estudo do jogo.


Na segunda acção, Moncho Lopes foi o “treinador “ dos atletas da Selecção Distrital de sub-16, e ao longo de duas horas demonstrou aos treinadores presentes, como se pode rentabilizar o treino, valorizando os conceitos de jogo definidos pelo treinador, para a sua equipa, através da adaptação dos exercícios técnicos a exercícios integrados onde os conceitos tácticos estão sempre presentes. Mostrou ainda como treinadores atentos e activos, com uma simples intervenção próxima dos atletas podem influenciar a quantidade e variedade de soluções técnicas que estes realizam no treino.

Foi um momento curto de formação, numa pausa da competição, uma vitória para todos os presentes.

Nenhum comentário: