19 de fevereiro de 2009

TEMPO PARA FALAR E JOGAR MINIBASQUETE COM PAIS E MÃES






1º ENCONTRO “JOGAR COM PAIS E MÃES” – MINIS 12

Decorreu no passado sábado, 14 de Fevereiro o 1º Encontro “Jogar com Pais e Mães”, com organização do Comité Distrital de Minibasquete da Associação de Basquetebol de Coimbra e do Ginásio Clube Figueirense.
Compareceram à chamada cerca de 60 pais e mães de outros tantos atletas do Ginásio, Colégio de S. Teotónio e Sporting Figueirense.
O objectivo deste encontro foi promover o convívio entre pais, mães, filhos, treinadores e dirigentes do minibasquete dos vários clubes do distrito, concretizado na realização de um debate em sala com os adultos presentes seguido de um mini-treino para os mais velhos e de jogos de minibasquete entre pais, mães e filhos.
Durante o debate foram focados os aspectos específicos da prática desportiva das crianças e jovens, nomeadamente no que diz respeito ao papel que cada um dos adultos pode e deve assumir relativamente aos atletas/filhos.
Algumas ideias chave ficaram:
Cada jovem atleta tem os seus objectivos relativamente à modalidade que pratica, em especial fazer amigos, pertencer a um grupo, melhorar e aprender aspectos do jogo, participar com o seu contributo, vivenciar situações de êxito. Nem sempre os objectivos dos pais/mães são coincidentes com os dos seus filhos mas é importante que os conheçam e se empenhem em apoiá-los.
Vitória e Derrota são apenas duas faces da mesma moeda, os pais e as mães têm que ser os primeiros a compreender que não há vencedores sem adversários e que todos têm o mesmo valor pois jogaram o jogo. O resultado faz parte da competição e ninguém vale menos por perder.
Aproveitando o momento de reunião da comunidade do minibasquete ginasista, foi entregue pelo presidente do Comité Distrital de Minibasquete, Sr. José Manuel de Almeida, ao vice-presidente, Carlos Guedelha, e ao Coordenador Técnico da Formação, Mário Ramos, o diploma Certificado de Qualidade, Escolas de Minibasquete Portguesas, distinção atribuída pelo comité Nacional da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Respirou-se alegria e compromisso numa manhã inteiramente dedicada à aproximação entre todos os intervenientes no processo de formação dos jovens atletas.

Nenhum comentário: