19 de janeiro de 2010

BASQUETEBOL NA ESCOLA - REGRAS ESSENCIAS


Na passada Quinta-feira dia 14 de Janeiro, realizou-se na Escola EB, 2/3 Martim de Freitas uma acção de formação sob o tema “Basquetebol na Escola - Regras Essenciais” Organizada pelo Desporto Escolar em parceria com a Associação de Basquetebol de Coimbra.

A acção de formação foi dada pelo juíz, José Miguel Lopes, árbitro nacional de 2ª categoria de basquetebol participante do programa novos talentos da Federação Portuguesa de Basquetebol, contou com o apoio da Prof.ª Isabel Lemos, Directora Técnica Regional e da coordenadora distrital do torneio “Compal Air” também responsável pela modalidade no desporto escolar, Prof.ª Cristina Ferreira.

Neste programa estiveram presentes 33 jovens de idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos das escolas, Secundária c/3º ciclo Quinta das Flores, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, EB, 2 e 3 Dr. João de Barro, EB, 2 e 3 da Lousã, EBI Ponte das 3 Entradas, EB, 2 e 3 de Góis e Colégio de S. José.

Esta acção foi dividida em duas partes, primeiro uma parte teórica onde foram explicadas e ilustradas as regras essenciais do Basquetebol e uma segunda parte prática onde os jovens formandos tiveram oportunidade de ajuizar pequenos jogos de 3x3, com o apoio do formador José Lopes. Foram assim testados os conhecimentos e a postura dos participantes nas funções de árbitros.

No final estavam cumpridos os objectivos essenciais da acção, melhorar os conhecimentos dos jovens que exercem a função de juízes no âmbito do desporto escolar a nível regional, fazer uma selecção de 6 dos candidatos para uma acção nacional de formação de árbitros do desporto escolar e promover o gosto por esta actividade.

Nenhum comentário: