6 de outubro de 2010

Acção de Formação – Novas Regras




Conselho de Arbitragem Distrital da Associação de Basquetebol de Coimbra

Decorreu no passado dia 5 de Outubro, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, uma acção de formação com vista ao esclarecimento das novas regras para a época 2010-2011.

Ministrada pelo corpo de formadores do conselho de arbitragem distrital e aberta a todos os treinadores, dirigentes e seccionistas, a acção contou com a presença maioritária de treinadores mas também com alguns dirigentes da AAC, CAD-ACB, Columbófila, Ginásio Figueirense, Lousanense, Olivais, Sporting Figueirense e Sport Conimbricense. Pese embora quase todos os clubes do distrito tenham estado representados, sentiu-se a fraca adesão daqueles que vão estar nos campos a actuar directamente com as alterações às regras, dos cerca de 140 dirigentes e seccionistas e mais de 70 treinadores do distrito comparecerem 25 (cerca de 12,5%). Como sempre nestas iniciativas, aproveitaram os presentes que interagiram bastante com os prelectores da sessão.

Abriu a acção o presidente do CAD, Joaquim Inácio, oficial de mesa nacional, que também interviu na sessão em algumas questões relacionadas com a função dos oficiais de mesa. A apresentação e discussão dos conteúdos esteve a cargo do árbitro nacional de 1ª cat., Sérgio Adegas com os contributos de Diogo Morais, recém-promovido à categoria de nacional de 1ª e António Gaspar da Silva, comissário e observador.

A acção foi esclarecedora e muito interactiva, com os treinadores a questionarem vários pontos tendo ficado patente que será necessária a colaboração de todos para a fase de adaptação natural que os juízes e equipas irão viver nas próximas semanas.

O CAD manifestou já a disponibilidade para efectuar acções dirigidas aos atletas e treinadores em cada clube, a bem do melhor ambiente nos campos, contribuindo assim para promover o melhor entendimento das regras em vigor.

Nenhum comentário: