5 de novembro de 2012

CLINIC FIBAEUROPE COM SELECCIONADORES NACIONAIS DE JOVENS






CLINIC FIBAEUROPE COM SELECCIONADORES NACIONAIS DE JOVENS
Decorreu em Cantanhede no passado sábado o Clinic FibaEurope que trouxe, aos treinadores presentes, o testemunho das dificuldades e pontos fortes sentidos pelas nossas selecções nos campeonatos da europa em que estiveram envolvidas no verão.
A primeira sessão decorreu em auditório com Rui Alves, Catarina Neves, Carlos Seixas, Mariana Kostourkova, André Martins e Eugénio Rodrigues a exporem as maiores dificuldade com que se depararam e dando indicações para conteúdos importantes a trabalhar por todos os treinadores de forma a melhorar esses itens. Igualmente se destacou quais os pontos fortes dos nossos atletas dos diferentes escalões. No primeiro ano em que os sub-16 femininos e masculinos, competiram sem terem o trabalho continuado de centro de treino ao longo da época, fizeram-se sentir dificuldades ao nível da táctica individual e das capacidades físicas.
Num pequeno resumo que podemos fazer da sessão, a defesa é um dos pontos destacados como positivo. A maioria das nossas selecções ficou nos primeiros lugares do ranking nos pontos sofridos, apenas em sub-16 foi referida alguma incapacidade para defender jogadores mais altos.
A exigência e o espírito crítico dos treinadores que trabalham com os jovens mais aptos, revelaram-se na hora de falar sobre os pontos mais débeis das suas equipas. Assim, foram várias as dificuldades referidas. Salientamos a tomada de decisão, quer em contra-ataque quer em ataque, as recepções dinâmicas e a capacidade ofensiva de 1x1, condição física e consistência no lançamento.
Na segunda parte da sessão, os selecionadores Ricardo Vasconcelos e Rui Alves estiveram em campo, dando exemplos práticos de como treinar alguns destes pontos fracos, em especial a táctica individual e a tomada de decisão em contra-ataque e em ataque.
No final houve ainda espaço para um pequeno debate com os treinadores presentes.
A adesão foi considerável, com cerca de 70 treinadores de jovens a assistir dos quais 20 são treinadores do distrito de Coimbra.
A Associação de Basquetebol de Coimbra realizou esta acção em parceria com a Escola Nacional de Basquetebol/Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Cantanhede.