29 de janeiro de 2013

OLIVAIS VENCE TAÇA DISTRITAL SUB-19 FEM





Decorreu este fim-de-semana em Coimbra, no Pavilhão Eng. Augusto Correia,  a Taça Distrital da Associação de Basquetebol de Coimbra, no escalão de sub-19 femininos. Nesta prova estiveram em competição as quatro equipas melhores classificadas do campeonato distrital.
Com organização partilhada entre o Olivais e a Associação de Basquetebol de Coimbra, a prova decorreu da melhor forma, bom bastante público a comparecer, e jogos muito equilibrados com indecisão de vencedor até bem perto do final. Excepção foi mesmo o jogo de atribuição do título, que colocou o Olivais frente a frente com o Infante de Montemor.
Na primeira jornada as equipas entraram em campo prontas a questionar a classificação do campeonato distrital, com a AAC, 4ª classificada a bater-se muito bem frente ao Olivais que apenas assegurou a vitória nos segundos finais. Um lançamento triplo de Andreia Rebelo mesmo sob o apito colocou o Olivais a vencer por um ponto.
O jogo entre CAD e Montemor foi igualmente muito disputado, e desde cedo o público presente e afecto às duas equipas percebeu que teria que apoiar muito pois estavam em campo duas equipas com vontade e capacidade para alcançar a vitória. O Montemor esteve melhor tanto no 1º período como no último período do jogo, com destaque para a atleta Daniela Guardado.
No jogo para atribuição do 3º e 4º lugar, a Académica venceu o CAD, em mais um jogo de grande equilíbrio com muitas atletas a contribuírem para os pontos das equipas. Valeu à AAC o efeito do descanso ao intervalo pois entraram muito fortes no 3º período (curiosamente o único em que venceram), conseguindo dar a volta ao jogo.  Catarina Amaro foi a lançadora de serviço ajudada por Francisca Ferreira e Beatriz Fernandes que conduziu muito bem a equipa.
O jogo da final foi disputado entre a 1ª e a 3ª classificada do campeonato distrital e desde muito cedo foi visível a superioridade da equipa dos Olivais. O Infante de Montemor que na tarde de sábado se apresentou ao melhor nível, não teve argumentos para se opor a esta equipa  reforçada com a atleta internacional,  Josephine Filipe, imparável nos ressaltos, na defesa e também certeira nos lançamentos. Esteve bem a equipa de Montemor que nunca desistiu e dignificou a vitória do Olivais.
Ficou assim atribuída a Taça Distrital de sub-19 femininos ao Olivais, num jogo que atraiu o público presente até ao final, pese embora a diferença no marcador.
A estatística dos jogos de atribuição do 3º e 4º lugar e final foi feita pelo Olivais.
Resultados – sub-19 femininos
1ª Jornada
Olivais 57 – Académica 56
CAD – ACB  30 – Infante Montemor 40

2ª Jornada
3º/4º - Académica 52 – CAD-ACB 46; MVP – Francisca Lima
Final – Olivais 58 – Infante de Montemor 34 ; MVP – Josephine Filipe (AAC)

Equipa Vencedor da 1ª Taça Distrital – Olivais
Prémio Concurso de Lances Livres
1º Class. Francisca Lima (CAD)
2º Class. Inês Bem-Haja  (Olivais)
3º Class. Bárbara Neves (CIM)
Prémio jogadora Mais Valiosa – apenas 2º dia
Josephine Filipe (Olivais)
5 IDEAL
Josephine Filipe (Olivais)
Catarina Amaro  (AAC)
Beatriz Fernandes (AAC)
Francisca Ferreira (AAC)
Daniela Guardado (CIM)

(AS FOTOGRAFIAS SÃO DA SPORTFLASH)