18 de junho de 2010

FASE FINAL INTER-ASSOCIAÇÕES DE SUB-14


Decorreu na Vila da Lousã com o apoio da autarquia,a Fase Final desta prova que engloba equipas das Associações de Leiria, Aveiro, Coimbra, Viseu, Porto, Braga e Viana.
Uma prova cada vez mais valorizada por todos os que nela participam, pela possibilidade de manter equipas numa prova competitiva, mesmo após a eliminação do Torneio Nacional. Participaram 18 clubes na primeira fase e 16 na segunda fase, para além dos 16 clubes na recém criada 2ª divisão.
Assim, cada uma das equipas presentes nesta final, trazia na sua mala um mínimo de 16 jogos realizados desde Janeiro, e a posição de primeiro classificado do seu grupo.
Participaram em femininos, Gafanha e Brandoense de Aveiro e Valongo e Coimbrões do Porto e nos masculinos a Académica de Coimbra, a Sanjoanense de Aveiro, o Bolacesto do Porto e a Escola Desportiva de Viana.
No primeiro dia disputaram-se os jogos das eliminatórias que apuraram os quatro finalistas para domingo. Muitos atletas e também familiares e amigos estiveram presentes para apoiar as suas equipas, trazendo vida à vila anfitriã.
A prova feminina teve o Coimbrões como vencedor, apresentando um basquetebol de muita qualidade e um grande respeito pelas regras do jogo e ética desportiva. O Valongo foi um digno vencido que mostrou também muita qualidade do trabalho desenvolvido com as suas jovens atletas.
No masculino venceu a Escola Desportiva de Viana, jogando muito rápido e defendendo com muita intensidade. O Bolacesto não conseguiu mostrar a sua qualidade no primeiro período e esteve todo o jogo a tentar recuperar o tempo perdido, sem contudo ganhar ânimo suficiente para recuperar o grande avanço. A diferença de 19 pontos conseguida pela equipa de Viana no 1º período foi praticamente mantida durante todo o jogo, pelo que se assistiu a três períodos de jogo equilibrado e bem disputado pelas duas equipas em campo.
A Académica de Coimbra, única equipa do distrito presente na final, esteve mesmo perto de conseguir o apuramento para o domingo mas o Bolacesto soube gerir a pequena diferença conseguida tornando essa tarefa impossível.
Em resumo, uma final com equipas de bom nível, a mostrarem que nestes escalões é possível ter velocidade e bom nível de jogo. Um incentivo para os treinadores de jovens exigirem ainda mais trabalho no treino.

Meias Finais Femininos
Coimbrões 90 x Brandoense 32
Valongo 64 x Gafanha 46

Meias Finais Masculinos
Sanjoanense 66 x ED Viana 91
Bolacesto 62 x Académica 58

Finais
Bolacesto 53 x E.D. Viana 72 (masculino)
Coimbrões 59 x Valongo 54 (feminino)

Nenhum comentário: