18 de junho de 2010

FORUM DO BASQUETEBOL - ABC


Forum do Basquetebol mostra vitalidade da modalidade na região e aponta caminhos

Com a presença de vários treinadores e dirigentes dos clubes do distrito, decorreu no passado dia 16 de Junho, o Forum do Basquetebol Distrital que contou com a presença dos convidados, Prof. Jorge Araújo e Prof. Norberto Alves.

Na sessão inicial, Jorge Araújo fez uma abordagem a vários conceitos relativos à actividade desportiva, salientando aspectos essenciais da actividade do treinador e do dirigente, sempre orientados para o jogador.

Retivemos a necessidade permente de serem definidas regras, princípio e valores para a modalidade, assim como objectivos claros sobre o que se pretende atingir, sendo estes fundamentais para definir a forma como se vai treinar e consequentemente aquilo que estamos a ensinar e a transmitir aos jovens atletas.

É preciso treinar com qualidade e intensidade pois só assim estamos a servir os atletas que nos procuram para melhorar o seu nível de jogo.

De entre os temas destinados ao debate, moderado por Norberto Alves, também com contributos de Jorge Araújo, destacamos o papel dos dirigentes e a importância do seu trabalho para garantir equipas técnicas de qualidade, condições logísticas para a actividade e o enquadramento de todos os agentes num ambiente sereno e ético.

Não podemos ignorar a presença dos pais e mães no movimento associativo, principalmente enquanto dirigentes, mas também enquanto colaboradores. São hoje cada vez mais e precisam também de apoio para a sua formação e para melhorarem na sua função.

No ponto relacionado com a formação de treinadores foi focada a importância da atitude de cada um e também da actividade interna do clube, onde todos devem pertencer a uma equipa com um rumo e com avaliação constante. A formação inicial deve ser mais exigente tal como os perfis de entrada dos candidatos.

Algumas questões relativas às competições foram ainda discutidas no sentido de favorecer o trabalho com todos os atletas da equipa e procurar soluções para as dificuldades que se prevêem com as alterações às regras já a partir da próxima época.

A prática informal foi salientada como algo muito importante para a formação do jogador. Precisamos de miúdos, na rua, com a bola na mão!

Num Forum muito participado e de longa duração, foi visível a necessidade de união em torno de objectivos e projectos comuns para que seja possível melhorar o trabalho realizado na formação dos nosso jovens. As dificuldades do movimento associativo, fruto da falta de apoio e meios e do completo esquecimento da função dirigente por parte da tutela, têm que ser superadas pelo colectivo e pelo compromisso de cada um com a sua função.







Nenhum comentário: