4 de maio de 2012

2º TORNEIO ++




Este ano, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, da Escola Secundária de Cantanhede e da Columbófila Cantanhedense, o nosso campo muda de local.

PLANO PEDAGÓGICO
Este Campo de Treino destina-se a atletas federados e de desporto escolar (modalidade basquetebol) e visa fundamentalmente o aperfeiçoamento das qualidades técnico-tácticas dos participantes. O programa diário inclui sempre um momento de treino e um momento de competição. Esta estratégia global pretende estimular a utilização dos conteúdos abordados na resolução de problemas de jogo, pressupondo ser essa, por excelência, uma forma de consolidar as aprendizagens.
A componente de animação social está incluída essencialmente no período da noite, e para os participantes em regime de internato. Promover a interação social entre os participantes e os treinadores/monitores e estimular cada participante na descoberta de si próprio e do outro, é o objetivo central destas atividades onde se inclui jogos de conhecimento, jogos de expressão dramática, musica, raciocínio, destreza e coragem.
Igualmente e muito importante, este Campo tem uma componente muito forte de formação de treinadores. Orientada por formadores credenciados pela escola nacional de basquetebol, cumpre o objetivo de promover a formação em exercício dos técnicos, através de um programa de conteúdos adaptados para os escalões mais jovens (de sub-13 a sub-18), prevendo momentos de debate entre os vários treinadores.