2 de maio de 2012


Junto enviamos texto do responsável pelo novo clube que iniciou a atividade no passado fim-de-semana, a Escola Bernardino Machado da Figueira da Foz.
Após o Buarcos e o Condeixa, este é o 3º novo clube a iniciar-se na modalidade no nosso distrito desde a época passada, começando pela base, o minibasquete.
Este é um clube escolar que pode ser também inspirador para outras escolas de zonas do distrito onde não há clubes mas onde o 3x3 envolve dezenas de alunos e alunas.
A Associação está pronta para apoiar novos projetos.

"Participando no convívio de minibasquete organizado pelo Olivais, no dia 29 de Abril, englobado no torneio Primavera, a Escola Secundária Bernardino Machado/Clube Basket deu o seu primeiro passo no sentido de se tornar, de facto, parceiro do movimento associativo da modalidade.
Ao longo de toda a manhã de domingo, uma equipa mista sub-12 experimentou o prazer e diversão que a prática do minibasquete pode proporcionar, jogando animadamente com os seus congéneres do Olivais A e B, Academia e Académica.
Sendo os resultados, neste momento, o menos importante, torna-se relevante assinalar a entrega e correção demonstradas em campo pelos jovens debutantes.
O novo clube é um projeto dinamizado a partir da Escola Secundária Bernardino Machado, situada na Figueira da Foz, uma das Instituições mais antigas do país e que, fazendo justiça ao seu percurso, tem como lema “123 anos a construir futuros”.
O Clube Basket abriu as portas à comunidade em 22 de Agosto de 2011, dia em que teve lugar o primeiro treino, tendo vindo a participar ao longo do corrente ano letivo no desporto escolar. De entre uma vasta gama de objetivos a atingir salientam-se, entre outros, os seguintes:
  • Garantir aos jovens em idade escolar uma prática desportiva de qualidade
  • Efetuar pontes entre o Desporto Escolar e o Desporto Federado, mostrando que a Escola pode ser, com qualidade, o local de iniciação e formação desportiva
  • Desenvolver um polo de excelência do Basquetebol de formação em Portugal
  • Construir uma Escola de Basquetebol articuladamente sustentada
  • Criar o embrião de um novo clube de Basquetebol na Figueira da Foz, dinamizado a partir da Escola e aberto à comunidade
  • Aprender a vencer
  • Incrementar o espírito desportivo
O minibasquete irá continuar em atividade, estando já agendado para o dia 6 de Maio novo convívio."