23 de maio de 2012

8º CAMPO DE TREINO/ 2ºTORNEIO ++






As inscrições para o Campo de Treino ABC/Torneio++ seguem a bom ritmo.
Sob coordenação dos treinadores João Gonçalves e Ivo Rego, a equipa
técnica prepara mais uma semana de trabalho intenso e muita
competição!

Os interessados em participar devem contactar a ABC através dos mails:
secretaria.coimbra@gmail.com
dtrcoimbra@gmail.com

Prazo limite: 3 de Junho

8 de maio de 2012






"No Domingo, 6 de Maio, durante toda a manhã o pavilhão do Olivais Coimbra foi o local para mais um Torneio da Primavera, desta vez, no escalão de Sub-12 Masculinos.
Para fazer parte de mais um momento de competição de Minibasquete distrital, juntaram-se às duas equipas masculinas do Olivais, a equipa masculina da ESBM Clube Basket e do Ginásio Figueirense.

Nesta manhã, as equipas participantes tiveram 3 jogos, em sistema de todos contra todos. Estes, decorreram num óptimo ambiente competitivo de fair-play entre todos os intervenientes do torneio. Os atletas estiveram muito empenhados em lutar por superar o adversário, para além de bastante divertidos a jogar minibasquete.

Entre os jogos houve, ainda, uma competição de lançamentos, disputada em duas fases. Esta competição tinha como objectivo a concretização de 2 lançamentos consecutivos, em 5 posições diferentes, no menor tempo possível, num máximo de 1 minuto. A primeira fase realizou-se entre os atletas de cada equipa, em que os dois melhores apuraram para uma segunda fase, a final, depois do último jogo de minibasquete do torneio. O vencedor da competição de lançamentos, foi o atleta olivanense, João Bonifácio, ao conseguir, em menos de 1 minuto, superar o desafio nas 5 posições.

A manhã findou com o encerramento de mais um Torneio de Minibasquete, em que os participantes, todos os juntos, gritaram "Viva o Minibasquete"!

Para a concretização do evento, a disponibilidade dos directores, treinadores do Olivais Coimbra, bem como pais dos atletas olivanenses, foi mais uma vez essencial, pelo que não podemos deixar de agradecer.

 "

4 de maio de 2012

2º TORNEIO ++




Este ano, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, da Escola Secundária de Cantanhede e da Columbófila Cantanhedense, o nosso campo muda de local.

PLANO PEDAGÓGICO
Este Campo de Treino destina-se a atletas federados e de desporto escolar (modalidade basquetebol) e visa fundamentalmente o aperfeiçoamento das qualidades técnico-tácticas dos participantes. O programa diário inclui sempre um momento de treino e um momento de competição. Esta estratégia global pretende estimular a utilização dos conteúdos abordados na resolução de problemas de jogo, pressupondo ser essa, por excelência, uma forma de consolidar as aprendizagens.
A componente de animação social está incluída essencialmente no período da noite, e para os participantes em regime de internato. Promover a interação social entre os participantes e os treinadores/monitores e estimular cada participante na descoberta de si próprio e do outro, é o objetivo central destas atividades onde se inclui jogos de conhecimento, jogos de expressão dramática, musica, raciocínio, destreza e coragem.
Igualmente e muito importante, este Campo tem uma componente muito forte de formação de treinadores. Orientada por formadores credenciados pela escola nacional de basquetebol, cumpre o objetivo de promover a formação em exercício dos técnicos, através de um programa de conteúdos adaptados para os escalões mais jovens (de sub-13 a sub-18), prevendo momentos de debate entre os vários treinadores.

2 de maio de 2012


Junto enviamos texto do responsável pelo novo clube que iniciou a atividade no passado fim-de-semana, a Escola Bernardino Machado da Figueira da Foz.
Após o Buarcos e o Condeixa, este é o 3º novo clube a iniciar-se na modalidade no nosso distrito desde a época passada, começando pela base, o minibasquete.
Este é um clube escolar que pode ser também inspirador para outras escolas de zonas do distrito onde não há clubes mas onde o 3x3 envolve dezenas de alunos e alunas.
A Associação está pronta para apoiar novos projetos.

"Participando no convívio de minibasquete organizado pelo Olivais, no dia 29 de Abril, englobado no torneio Primavera, a Escola Secundária Bernardino Machado/Clube Basket deu o seu primeiro passo no sentido de se tornar, de facto, parceiro do movimento associativo da modalidade.
Ao longo de toda a manhã de domingo, uma equipa mista sub-12 experimentou o prazer e diversão que a prática do minibasquete pode proporcionar, jogando animadamente com os seus congéneres do Olivais A e B, Academia e Académica.
Sendo os resultados, neste momento, o menos importante, torna-se relevante assinalar a entrega e correção demonstradas em campo pelos jovens debutantes.
O novo clube é um projeto dinamizado a partir da Escola Secundária Bernardino Machado, situada na Figueira da Foz, uma das Instituições mais antigas do país e que, fazendo justiça ao seu percurso, tem como lema “123 anos a construir futuros”.
O Clube Basket abriu as portas à comunidade em 22 de Agosto de 2011, dia em que teve lugar o primeiro treino, tendo vindo a participar ao longo do corrente ano letivo no desporto escolar. De entre uma vasta gama de objetivos a atingir salientam-se, entre outros, os seguintes:
  • Garantir aos jovens em idade escolar uma prática desportiva de qualidade
  • Efetuar pontes entre o Desporto Escolar e o Desporto Federado, mostrando que a Escola pode ser, com qualidade, o local de iniciação e formação desportiva
  • Desenvolver um polo de excelência do Basquetebol de formação em Portugal
  • Construir uma Escola de Basquetebol articuladamente sustentada
  • Criar o embrião de um novo clube de Basquetebol na Figueira da Foz, dinamizado a partir da Escola e aberto à comunidade
  • Aprender a vencer
  • Incrementar o espírito desportivo
O minibasquete irá continuar em atividade, estando já agendado para o dia 6 de Maio novo convívio."

"Domingo, 29 de Abril, de manhã, o Olivais Coimbra organizou mais um torneio de Minibasquete distrital, o Torneio da Primavera, no escalão de Sub-12 Fem/Misto. 

Partciparam neste convívio 5 equipas de 4 clubes distritais, a A.A.C, o Academia Basquetebol, a Escola Secundária Bernardino Machado,  Clube Basket Condeixa e o anfitrião, Olivais Coimbra que, pela primeira vez, em provas distritais, esteve representado com duas equipas femininas.

O programa foi pensado para que os atletas pudessem jogar muito. Foi, assim, de forma animada que, em cada jogo, os mini jogadores lutaram por cada posse de bola, defenderam com garra e colectivamente tentaram encontrar a melhor forma de concretizar.

A despedida de mais um momento distrital foi, como já é tradição, com o grito do Minibasquete entre todos os participantes do torneio, evidenciando o fair-play entre os clubes.

Para além da estreia do Olivais Coimbra com duas equipas femininas, esta manhã também ficou marcado pela estreia da Escola Secundária Bernardino Machado Clube Basket nos torneios de Minibasquete mistos, a quem saudamos.

O apoio dos pais, directores, treinados e atletas do Olivais Coimbra demonstrou-se mais uma vez fundamental à realização deste evento. Desde a sua organização prévia, ao seu desenrolar, salientando o apoio na arbitragem dos jogos por parte da Elisa Silva, Pedro Matos e Francisca Silva.

O próximo Torneio da Primavera de Sub-12 Fem/Misto será a 12 de Maio, com organização do Academia Basquetebol. 





O Olivais Coimbra continua a organizar torneios distritais, nos próximos dois fins-de-semana, no escalão de Sub-12 Masculinos."